Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP
 Sábado, 24 de Junho de 2017
Instituto Biológico
     
  Coleções  
     
  bulletMissão  
  bulletQuem somos  
  bulletDireção  
  bulletUnidades de pesquisa  
  bulletTransferência do conhecimento  
  bulletAdministração  
  bulletCentro de Memória  
  bulletMuseu  
  bulletOrganograma  
  bulletLocalização  
  bulletVideo Institucional  
     
     
     
  Home > Instituto Biológico > Centro de Memória  
     
  Centro de Memória  
     
  Grandes nomes do Instituto Biológico  
     
     
 

O acervo do Instituto Biológico teve início em 1927, por ocasião da lei de sua criação, em 26 de dezembro. Inicialmente, as atividades científicas da instituição eram realizadas em casas alugadas e Arthur Neiva, primeiro diretor, abrigou uma biblioteca em um local à Av. Brigadeiro Luís Antonio que, além de revistas e livros sobre pragas do café, paradigma da criação do IB, outros livros e textos iam se somando.

Henrique da Rocha Lima, José Reis e vários outros pesquisadores que eram incorporados ao IB tinham por hábito colecionar grande quantidade de documentos. No final da década de 30, com o prédio sede ainda em construção, Rocha Lima e outros pesquisadores vieram para o Instituto Biológico e trouxeram com eles toda a documentação colecionada. Em 1945, foi inaugurado o prédio sede do IB e os documentos passaram a ficar dispersos por várias Seções. Em 1961, iniciou-se então o resgate da memória institucional.

Ao acervo foram acrescentados novos elementos e a preocupação por encontrar um espaço para tão importante patrimônio era uma constante. Com receio de que os documentos dispersos em laboratórios fossem se perdendo, pleiteou-se a cessão de alguns locais para que o acervo fosse reunido. A partir de 1980, alguns documentos foram classificados e, no final de 2005, o tão almejado espaço foi concedido.

Atualmente, o acervo do Instituto Biológico é composto por 180.000 documentos textuais de cientistas desde o início do século XX; 60.000 fotografias e 70.000 slides em vidro e 3.000 documentos sobre arquitetura, pois o Instituto Biológico é um prédio art-déco e possui importantes documentos nessa área.

A consulta ao acervo é feita por meio de agendamento prévio e o interessado deverá entrar em contato pelo telefone (11) 5087-1703 ou e-mail dagostini@biologico.sp.gov.br.

Certificação ISO 9001:2008

Em outubro de 2010, o Centro de Memória do Instituto Biológico recebeu a certificação ABNT ISO 9001:2008 para o escopo “Gestão de documentos históricos”. 
 
     
 

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-900
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil