Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014
Instituto Biológico
     
  Notícias  
     
  bullet2014  
  bullet2013  
  bullet2012  
  bullet2011  
  bullet2010  
  bullet2009  
  bullet2008  
  bullet2007  
  bullet2006  
     
  bulletBio In - Biológico Informa  

     
   
     
  Receita caseira contra cupins  
  Suplemento Agrícola do Jornal O Estado de São Paulo  
     
 

Tenho uma receita, utilizada pelos antigos, para eliminar cupins em madeiras de telhado.Ela é à base de querosene, cera  e óleo ou gordura usados. Além disso, fumo de corda (que deve ficar de molho na água) e detergente. E também o produto Kothrine.
Maria Teresa Vilela Ribeiro
Conceição Aparecida (MG)

Segundo o pesquisador do Instituto Biológico(  IB-Apta) Marcos Roberto Potenza, o querosene já é usado como uma forma de controle e portanto não se justifica a mistura com fumo, óleo, etc., conforme ar eceita da leitora.  Além do que, segundo Potenza, o querosene não tem efeito residual. Isoladamente, ele é usado como curativo e não como tratamento preventivo contra cupins. É, também, perigoso levar querosene ao fogo, sob risco de explosão. Já o fumo tem sido usado como controle natural de pulgões em hortaliças, o que já não se recomenda mais, por causa da presença da nicotina e alcatrão.

A recomendação de juntar um vidro de Kothrine, que na verdade é a marca de um inseticida piretróide de venda livre, indicado para o controle de baratas e outros insetos, não traria efeito no tratamento de madeira pela sua formulação e concentração não serem adequadas para esta finalidade. “ Métodos alternativos podem gerar tanto efeitos benéficos como maléficos, mesmo no intuito de soluções caseiras e baratas, devendo prevalecer o bom senso e uma análise da composição e finalidade de uso, para não corrermos riscos desnecessários”, diz Potenza.

Para obter mais orientações, inclusive sobre alguns métodos acessíveis para prevenir o ataque de brocas, carunchos e cupins, pode-se entrar em contato com o pesquisador por intermédio do e-mail potenza@ biologico.sp.gov.br ou
tel. (011) 5087-1766.

 

Página inicial Fale conosco Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-002
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil