Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2014
Instituto Biológico
     
  Notícias  
     
  bullet2014  
  bullet2013  
  bullet2012  
  bullet2011  
  bullet2010  
  bullet2009  
  bullet2008  
  bullet2007  
  bullet2006  
     
  bulletBio In - Biológico Informa  

     
   
     
  Como espantar morcegos de casa  
  Suplemento Agrícola do Jornal O Estado de São Paulo  
     
 

Gostaria de saber como acabar com morcegos dentro de casa.
Cibele Munhoz Lucianópolis (SP)

O pesquisador do Instituto Biológico (IB-Apta) João Justi Junior diz que primeiro é preciso saber onde os morcegos costumam aparecer, se dentro da sala, quartos e outros cômodos da casa, ou se se alojam no forro. Se for no forro, ele recomenda a colocação de telhas de vidro que vão iluminar o ambiente, assim os morcegos abandonam o local por preferirem locais escuros para passar o dia.

Outra alternativa, destaca o pesquisador, é o uso de iluminação artificial, com a colocação de lâmpadas durante certo período de tempo até os morcegos abandonarem o local. "Depois de certificar-se de que os morcegos abandonaram o local deve-se fechar, com telas plásticas ou arame, madeira ou alvenaria, os buracos por onde os morcegos entravam no forro para que não voltem a ocupar o local", ensina.

Mas antes de fechar o local deve-se certificar-se de que os morcegos não estão mais ocupando o recinto para não haver risco de eles morrerem no forro e causarem outros tipos de transtorno. A colocação de lâmpadas deve ser bem feita para não haver risco de curto-circuito e início de fogo no telhado. Justi alerta que a remoção, transferência ou controle dos morcegos não podem ser feitos por se tratar de animais da fauna brasileira protegidos por lei.
Contato, e-mail: justi@biologico.sp.gov.br.

 

Página inicial Fale conosco Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-002
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil