Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

bullet2007
  bullet2006

bulletBio In - Biológico Informa

Estudante de Mestrado do IB recebe prêmio “Victória Rossetti”
  Comunicação IB
Tânia C. P.P.Manso

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2017, foi realizado, no Instituto Agronômico, em Campinas, o “40º Congresso Paulista de Fitopatologia”. Nesse evento, organizado pela Associação Paulista de Fitopatologia, a estudante de pós-graduação do Instituto Biológico e bolsista de mestrado do CNPq, Cátia Jacira Martins de Moura, orientada pelo pesquisador Marcelo Eiras, foi agraciada com o Prêmio “Victória Rossetti”, de melhor trabalho apresentado no Congresso.

Cátia é estudante de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em “Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio” (Área Interdisciplinar na CAPES) do Instituto Biológico, e desenvolve sua dissertação de Mestrado, com defesa prevista para 25/04/2017, sob a orientação de Marcelo Eiras, pesquisador do Laboratório de Fitovirologia e Fisiopatologia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal do Instituto Biológico.

O trabalho “Comparação de duas técnicas moleculares para detecção de vírus e viroide em videira: RT-qPCR e hibridização com poliribossonda”, de autoria de Cátia Jacira Martins de Moura, Thor Vinícius Martins Fajardo e Marcelo Eiras, faz parte da dissertação de mestrado de Cátia.

O trabalho foi desenvolvido com a colaboração de Thor, pesquisador da EMBRAPA Uva e Vinho, e teve como objetivo o desenvolvimento de técnicas moleculares extremamente específicas e sensíveis para o diagnóstico simultâneo de vírus e viroide em videira.

Segundo Eiras, a videira sofre com múltiplas infecções por vírus e viroides, que, invariavelmente levam a perdas na produção e na qualidade da uva. Portanto, o desenvolvimento dessas ferramentas de diagnóstico, com possibilidade de obtenção de resultados rápidos, e que aliem elevada sensibilidade e especificidade a um custo baixo, é fundamental para a manutenção da sanidade nos cultivos das videiras.

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail

Instituto Biológico