Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP
 Sábado, 24 de Junho de 2017
Instituto Biológico
     
  Notícias  
     
  bullet2017  
  bullet2016  
  bullet2015  
  bullet2014  
  bullet2013  
  bullet2012  
  bullet2011  
  bullet2010  
  bullet2009  
  bullet2008  
  bullet2007  
  bullet2006  
     
  bulletBio In - Biológico Informa  

     
   
     
  Funcionários da Starbucks participam da colheita do café no Instituto Biológico  
  Assessoria de Imprensa APTA/IB
Fernanda Domiciano
 
     
 

Funcionários da rede Starbucks de todo o Brasil tiveram a oportunidade de colher café no pé, em visita ao cafezal urbano do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na Capital paulista. A visita ocorreu em 30 de maio de 2017. O IB mantém um dos maiores cafezais urbanos do País, com dois mil pés de café do tipo arábica.

Os 65 funcionários das lojas de São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro fazem parte do programa mundial da rede chamado de Coffee Master, que leva os melhores colaborares para aprender todo o processo produtivo do café, passando pelo plantio, colheita e torrefação.

“Esta é a segunda vez que visitamos o cafezal do IB. Conhecemos o cafezal por acaso, mas nos apaixonamos por esse lugar. O Coffee Master é um programa global de treinamento do Starbucks, que auxilia a mantermos a qualidade dos nossos produtos”, afirma Gabriela Gaeta, coordenadora de treinamento do Starbucks. Segundo Gabriela, os participantes do Coffee Master são selecionados mediante uma prova.

A Starbucks é a mais importante empresa mundial de torrefação e venda de café especial. Atualmente, a rede conta com mais de 15 mil lojas, em 50 países.

IB mantém um dos maiores cafezais urbanos do País

O Instituto Biológico mantém um dos maiores cafezais urbano do País. Ao todo, são cerca de 2.000 pés de café, em uma área de 10 mil m², localizada na sede do Instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera e da Avenida Paulista. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

De acordo com a pesquisadora do IB, Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do IB estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades, como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, explica. As plantas de café compõem o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, juntamente com plantas de pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar. Cerca de mil estudantes, pesquisadores e estrangeiros já visitaram a atração do Instituto de pesquisa paulista.

Anualmente, o IB realiza o evento Sabor da Colheita, em que abre as suas portas para que a população colha café no pé. O evento deste ano foi realizado em 24 de março de 2017, no dia em que se comemora o Dia Nacional do Café, e reuniu cerca de 400 pessoas. O Sabor da Colheita marca ainda o início da safra no Estado.

 

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-900
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil